TUTORIAL DE GUERRAS CIVIS PARA NOVATOS



Uma breve anedota:

“O sol se pôs no horizonte. E no cair da noite, o submundo do crime se prepara para derrubar a cidade. Os seus cidadãos, frágeis e incorruptíveis, devem procurá-los dentre seus semelhantes e fazê-los pagar por Justiça. Lembre-se: a penumbra da noite é mais turva ao tardar do amanhecer...”


INTRODUÇÃO ÀS GUERRAS CIVIS:

O jogo original consiste em doze pessoas, divididas em dois times: máfia e civis.

Cada uma das doze pessoas vai receber do host cargos com funções únicas.

host é a pessoa que sorteará os cargos e os dará por sussurro aos jogadores




O jogo original é composto por cinco rodadas, sendo cada uma delas divididas em noite e dia, constituídas de:



Início da noite

 Quando poderá usar a ação de seu cargo, após o host anunciar o início da noite.

    Para fazer sua ação, sussurre seu "cargo" + "pessoa alvo" para o host durante a noite.

    Exemplo: você recebeu o cargo de assassino. Sussurre: “mato fulano”.

    Outro exemplo: você recebeu o cargo de aldeão. Na votação, sussurre: "sou aldeão, voto em sicrano"




    Término da noite e início do dia

              O host falará os fatos da noite, ou seja, todas as ações que ocorreram durante a noite.

    O host irá anunciar o término da noite e após isso, vai dizer os fatos da noite.



    Votação: 

    Antes de terminar o dia, o host irá anunciar a votação.

                                Cada jogador terá votoonde poderá votarpor sussurroem outra pessoa.                         
                                        O jogador com mais votos será executado à forca, ou seja, morto.

        Caso haja empate, haverá uma nova votação

        Caso o empate persista, o host deverá seguir para a próxima noite.

        Ninguém pode votar em si mesmo. O jogador pode se abster de votar


        Observação: No jogo original, a máfia ganha automaticamente no início da quinta noite.



        CARGOS E AÇÕES DE CADA TIME


        MAFIOSOS ou MAFIA:


        Assassino:

        O cargo mais famoso de todos. 

        A cada noite pode escolher uma vítima para assassinar. 

         Quando o assassino morre, o aprendiz toma o seu lugar até o fim do jogo.

        Não pode fazer sua ação quando está silenciado ou paralisado.



        Aprendiz:

        Não tem função até o assassino ser morto.

          Assume o papel de assassino quando esse morre.

        Não pode fazer sua ação quando está silenciado ou paralisado.



        Silenciador:

        Poderá silenciar uma pessoa por uma rodada inteira (noite e dia). 

         Uma pessoa silenciada não poderá executar sua ação na noite, nem votar no dia.

        Se a pessoa silenciada falar – mesmo com o host – ela estará automaticamente morta.

        Não pode fazer sua ação quando está paralisado.



        Fotógrafo ou Paparazzi:

        Escolhe uma pessoa a cada noite para fotografar.

         O cargo dessa pessoa será revelado no dia.

        Não pode fazer sua ação quando está silenciado ou paralisado



        Paralisador:

        Escolhe uma pessoa a cada noite para paralisar. A pessoa paralisada não poderá executar sua ação naquela rodada (noite e dia).

        Não pode fazer sua ação quando está silenciado.

        Nota: ele paralisa apenas ações.



        Bruxo:

        Escolhe uma palavra por noite para servir como sua “macumba”. 

        A pessoa que escrever essa palavra automaticamente estará morta.

        A “macumba” deve possuir mais de 4 (quatro) letras e não poderá ser nenhum tipo de risada; cargo ou parte dele; nome de jogadores ou parte dele.

        Não pode fazer sua ação quando está silenciado ou paralisado.

        A "macumba" permanecerá até o fim do jogo, mesmo que o bruxo a tenha feito apenas em uma das noites.



        CIVILIZAÇÃO ou CIVIS:


        Juiz:

        O cargo mais poderoso dos civis.

        Pode executar, a qualquer momento – noite ou dia, antes, durante ou depois da votação – qualquer pessoa do jogo.

        O juiz pode executar mesmo silenciado. Ele morre, mas sua execução é válida.

        Não pode fazer sua ação quando está paralisado ou quando é morto pela "macumba"

        Depois de anunciada a sua morte, o juiz não poderá executar.

        Nota: antigamente o juiz podia executar até mesmo paralisado, por esta ser uma decisão sumária e necessária para os civis.



        Policial ou Policial Disfarçado:

         Recebe – passivamente – informação da pessoa que executar uma ação sobre ele.

        Ele deve pedir ao host, que falará, durante o dia e por sussurro, quem praticou a ação contra ele.

        Não pode receber informação quando está paralisado.

        Quando o policial está silenciado, poderá pedir a informação na próxima noite

        Se o juiz for morto e não tiver executado alguém, o policial poderá fazê-lo em seu lugar.



        Anjo ou Médico:

         A cada noite, pode imunizar outra pessoa de ser alvo de ações ou da votação.

        A proteção é válida apenas por uma rodada (noite e dia) e não vale para a “macumba”

        O anjo não pode se imunizar.

        Não pode fazer sua ação quando está silenciado ou paralisado.



        Aldeão:

        Seu voto vale por três na votação.

        Quando há um empate, o voto do aldeão vale por 1

        O aldeão, quando está paralisado, poderá votar. Ele terá apenas um voto.

        Não pode fazer sua ação quando está silenciado



        Detetive:

        A cada noite, pode pedir informação sobre um jogador. 

        O host falará, por sussurro, qual é o cargo da pessoa.

        Não pode fazer sua ação quando está silenciado ou paralisado.



        Espírito ou Espírito Vingativo:

         Não possui ação quando está vivo.

        Quando é morto, seja pelo assassino ou na votação, ele poderá levar uma pessoa consigo. Essa pessoa será morta.

        Não pode executar sua ação quando é morto pela “macumba”, por falar quando está silenciado ou quando está paralisado.

        Nota: há uma discussão quanto ao espírito levar silenciado. 

        Ele é um espírito, apenas depois de morto que ele poderá fazer sua ação, portanto, as ações feitas dentro do jogo não deveriam interferir na sua decisão.



        INFORMAÇÕES INICIAIS

        O host dará informações a respeito de seu time no momento que estiver distribuindo os cargos, dependendo de qual você for sorteado. São elas:


        Assassino - Aprendiz - Silenciador

        Juiz Policial - Anjo


        Isso significa dizer que o assassino saberá quem é o aprendiz e também o silenciador.

        O mesmo servirá para o aprendiz, que saberá quem é o assassino e o silenciador.

        E o silenciador saberá quem é o assassino e o aprendiz.

        A mesma lógica serve para os civis.


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        Esse é o final desse tutorial.

        Espero que tenha lhe agradado e contribua para seu aprendizado.

        Feito com  por matmallos