TUTORIAL DE GUERRAS CIVIS PARA NOVATOS
Uma breve anedota:
“O sol se pôs no horizonte. E no cair da noite, o submundo do crime se prepara para derrubar a cidade. Os seus cidadãos, frágeis e incorruptíveis, devem procurá-los dentre seus semelhantes e fazê-los pagar por Justiça. Lembre-se: a penumbra da noite é mais turva ao tardar do amanhecer...”
“O sol se pôs no horizonte. E no cair da noite, o submundo do crime se prepara para derrubar a cidade. Os seus cidadãos, frágeis e incorruptíveis, devem procurá-los dentre seus semelhantes e fazê-los pagar por Justiça. Lembre-se: a penumbra da noite é mais turva ao tardar do amanhecer...”
INTRODUÇÃO ÀS GUERRAS CIVIS:
O jogo original consiste em doze pessoas, divididas em dois times: máfia e civis.
Cada uma das doze pessoas vai receber do host cargos com funções únicas.
O host é a pessoa que sorteará os cargos e os dará por sussurro aos jogadores
O jogo original é composto por cinco rodadas, sendo cada uma delas divididas em noite e dia, constituídas de:
Início da noite:
Quando poderá usar a ação de seu cargo, após o host anunciar o início da noite.
Quando poderá usar a ação de seu cargo, após o host anunciar o início da noite.
Para fazer sua ação, sussurre seu "cargo" + "pessoa alvo" para o host durante a noite.
Exemplo: você recebeu o cargo de assassino. Sussurre: “mato fulano”.
Outro exemplo: você recebeu o cargo de aldeão. Na votação, sussurre: "sou aldeão, voto em sicrano"
Término da noite e início do dia:
O host falará os fatos da noite, ou seja, todas as ações que ocorreram durante a noite.
O host irá anunciar o término da noite e após isso, vai dizer os fatos da noite.
Votação:
Antes de terminar o dia, o host irá anunciar a votação.
O jogador com mais votos será executado à forca, ou seja, morto.
Caso haja empate, haverá uma nova votação.
Caso o empate persista, o host deverá seguir para a próxima noite.
Ninguém pode votar em si mesmo. O jogador pode se abster de votar
Observação: No jogo original, a máfia ganha automaticamente no início da quinta noite.
CARGOS E AÇÕES DE CADA TIME
MAFIOSOS ou MAFIA:
Assassino:
O cargo mais famoso de todos.
O cargo mais famoso de todos.
A cada noite pode escolher uma vítima para assassinar.
Quando o assassino morre, o aprendiz toma o seu lugar até o fim do jogo.
Não pode fazer sua ação quando está silenciado ou paralisado.
Aprendiz:
Não tem função até o assassino ser morto.
Não tem função até o assassino ser morto.
Assume o papel de assassino quando esse morre.
Não pode fazer sua ação quando está silenciado ou paralisado.
Silenciador:
Poderá silenciar uma pessoa por uma rodada inteira (noite e dia).
Poderá silenciar uma pessoa por uma rodada inteira (noite e dia).
Uma pessoa silenciada não poderá executar sua ação na noite, nem votar no dia.
Se a pessoa silenciada falar – mesmo com o host – ela estará automaticamente morta.
Não pode fazer sua ação quando está paralisado.
Fotógrafo ou Paparazzi:
Escolhe uma pessoa a cada noite para fotografar.
Escolhe uma pessoa a cada noite para fotografar.
O cargo dessa pessoa será revelado no dia.
Não pode fazer sua ação quando está silenciado ou paralisado
Paralisador:
Escolhe uma pessoa a cada noite para paralisar. A pessoa paralisada não poderá executar sua ação naquela rodada (noite e dia).
Escolhe uma pessoa a cada noite para paralisar. A pessoa paralisada não poderá executar sua ação naquela rodada (noite e dia).
Não pode fazer sua ação quando está silenciado.
Nota: ele paralisa apenas ações.
Bruxo:
Escolhe uma palavra por noite para servir como sua “macumba”.
Escolhe uma palavra por noite para servir como sua “macumba”.
A pessoa que escrever essa palavra automaticamente estará morta.
A “macumba” deve possuir mais de 4 (quatro) letras e não poderá ser nenhum tipo de risada; cargo ou parte dele; nome de jogadores ou parte dele.
Não pode fazer sua ação quando está silenciado ou paralisado.
A "macumba" permanecerá até o fim do jogo, mesmo que o bruxo a tenha feito apenas em uma das noites.
A "macumba" permanecerá até o fim do jogo, mesmo que o bruxo a tenha feito apenas em uma das noites.
CIVILIZAÇÃO ou CIVIS:
Juiz:
O cargo mais poderoso dos civis.
O cargo mais poderoso dos civis.
Pode executar, a qualquer momento – noite ou dia, antes, durante ou depois da votação – qualquer pessoa do jogo.
O juiz pode executar mesmo silenciado. Ele morre, mas sua execução é válida.
Não pode fazer sua ação quando está paralisado ou quando é morto pela "macumba"
Depois de anunciada a sua morte, o juiz não poderá executar.
Nota: antigamente o juiz podia executar até mesmo paralisado, por esta ser uma decisão sumária e necessária para os civis.
Policial ou Policial Disfarçado:
Recebe – passivamente – informação da pessoa que executar uma ação sobre ele.
Recebe – passivamente – informação da pessoa que executar uma ação sobre ele.
Ele deve pedir ao host, que falará, durante o dia e por sussurro, quem praticou a ação contra ele.
Não pode receber informação quando está paralisado.
Quando o policial está silenciado, poderá pedir a informação na próxima noite
Se o juiz for morto e não tiver executado alguém, o policial poderá fazê-lo em seu lugar.
Anjo ou Médico:
A cada noite, pode imunizar outra pessoa de ser alvo de ações ou da votação.
A cada noite, pode imunizar outra pessoa de ser alvo de ações ou da votação.
A proteção é válida apenas por uma rodada (noite e dia) e não vale para a “macumba”
O anjo não pode se imunizar.
Não pode fazer sua ação quando está silenciado ou paralisado.
Aldeão:
Seu voto vale por três na votação.
Quando há um empate, o voto do aldeão vale por 1
Seu voto vale por três na votação.
Quando há um empate, o voto do aldeão vale por 1
O aldeão, quando está paralisado, poderá votar. Ele terá apenas um voto.
Não pode fazer sua ação quando está silenciado
Detetive:
A cada noite, pode pedir informação sobre um jogador.
A cada noite, pode pedir informação sobre um jogador.
O host falará, por sussurro, qual é o cargo da pessoa.
Não pode fazer sua ação quando está silenciado ou paralisado.
Espírito ou Espírito Vingativo:
Não possui ação quando está vivo.
Não possui ação quando está vivo.
Quando é morto, seja pelo assassino ou na votação, ele poderá levar uma pessoa consigo. Essa pessoa será morta.
Não pode executar sua ação quando é morto pela “macumba”, por falar quando está silenciado ou quando está paralisado.
Nota: há uma discussão quanto ao espírito levar silenciado.
Ele é um espírito, apenas depois de morto que ele poderá fazer sua ação, portanto, as ações feitas dentro do jogo não deveriam interferir na sua decisão.
INFORMAÇÕES INICIAIS
O host dará informações a respeito de seu time no momento que estiver distribuindo os cargos, dependendo de qual você for sorteado. São elas:
Assassino - Aprendiz - Silenciador
Juiz - Policial - Anjo
Isso significa dizer que o assassino saberá quem é o aprendiz e também o silenciador.
O mesmo servirá para o aprendiz, que saberá quem é o assassino e o silenciador.
E o silenciador saberá quem é o assassino e o aprendiz.
A mesma lógica serve para os civis.
- - -
Esse é o final desse tutorial.
Espero que tenha lhe agradado e contribua para seu aprendizado.
Feito com ♡ por matmallos
INFORMAÇÕES INICIAIS
O host dará informações a respeito de seu time no momento que estiver distribuindo os cargos, dependendo de qual você for sorteado. São elas:
Assassino - Aprendiz - Silenciador
Juiz - Policial - Anjo
Isso significa dizer que o assassino saberá quem é o aprendiz e também o silenciador.
O mesmo servirá para o aprendiz, que saberá quem é o assassino e o silenciador.
E o silenciador saberá quem é o assassino e o aprendiz.
A mesma lógica serve para os civis.
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Esse é o final desse tutorial.
Espero que tenha lhe agradado e contribua para seu aprendizado.
Feito com ♡ por matmallos